Regulamento de Empréstimos

Fametro

Regulamento de Empréstimos

O Regimento das Bibliotecas Fametro fornece as diretrizes internas para o uso do acervo, bem como normas de funcionamento das bibliotecas.

As bibliotecas FAMETRO disponibilizam à comunidade acadêmica diversos serviços, dentre eles:

Empréstimo domiciliar: é facultado a todos os membros da comunidade acadêmica da Fametro (alunos, professores e funcionários) que tenham vínculo acadêmico ou administrativo e estejam cadastrados no seu software de automação AUTOBIB.

Será cobrada taxa de permanência no valor de R$1,50 (um real e cinquenta centavos) dia/item ao usuário que não devolver no prazo determinado, os itens sob sua responsabilidade, além de acarretar o impedimento da realização de empréstimos/renovação/reserva até a regularização da pendência.

Coleção da Biblioteca:  Acesso local. É permitido somente o Empréstimo Rápido de 30 min para cópia de parte dos conteúdos existentes nos materiais.

Pesquisa e renovação: Poderão ser feitas de forma local ou on-line no site da instituição.

O livro poderá ser renovado, por igual período, desde que o mesmo não tenha sido reservado por outro usuário.

Comutação bibliográfica (COMUT): Serviço de comutação online, que consiste na solicitação de artigos de periódicos, teses e documentos existentes em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, mediante cobrança onerosa e despesas de correio.

Treinamento de usuários: São apresentadas aos alunos as normas da biblioteca, regras de convivência e demais informações, através do projeto “Conhecendo a Biblioteca”.

Orientação para trabalhos acadêmicos: Subsidiada pelas normas da ABNT, a biblioteca disponibiliza um manual de orientação para os trabalhos acadêmicos da instituição, além de prestar auxílio às dúvidas dos alunos.

Catalogação na fonte: A produção técnico-científica da faculdade recebe o tratamento descritivo e temático para suas publicações.

Normalização: Orientações na elaboração dos trabalhos acadêmicos, com base no padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conforme o Manual de Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, elaborado pela própria faculdade.

Videoteca: As bibliotecas Fametro Campus Conselheiro Estelita e Campus Guilherme Rocha dispõem de 1 (uma) sala para projeção de vídeos e DVD’s com finalidade acadêmica e cultural;

Laboratório de Pesquisa Virtual: Disponibilizamos computadores para pesquisas individuais na internet com finalidade exclusivamente acadêmica. Além do acesso à internet, outros serviços poderão ser utilizados pelos usuários como digitação de documentos e impressão de textos. Em cada uma das bibliotecas são reservados computadores com softwares de acessibilidade para usuários com necessidades especiais.