Estágio

Fametro

Estágio

Fametro Carreiras é o setor responsável pela gestão dos estágios não obrigatórios realizados pelos alunos dos cursos de graduação, sendo responsável pela orientação, adequação e validação dos estágios.

A Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, define dois tipos de estágio, conforme as determinações das diretrizes curriculares e projeto pedagógico de cada curso:

Obrigatório: é definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Para verificar a carga horária exigida, é necessário que o estudante consulte a grade curricular ou procure a coordenação do seu curso.

Não obrigatório: é uma atividade opcional, sendo diretamente ligado à área de estudo e tem por objetivo proporcionar complementação no ensino e aprendizagem e na aplicação de conhecimentos teóricos, no aperfeiçoamento técnico-profissional, cultural, científico e de relacionamento humano.

 

Orientações para iniciar o estágio não obrigatório

 

Para solicitar o estágio:  a solicitação do estágio não obrigatório deverá ser protocolizada no Fametro Carreiras pelo aluno, empresa conveniada ou pelo Agente de Integração conveniado.

Prazo para validação: a solicitação do estágio será analisada e assinada pela Fametro, no prazo de até 5 dias úteis. 

Documentação necessária: 

Convênio de estágio(caso a empresa não seja conveniada). O termo deverá ser impresso em 2 vias, datadas com carimbo e assinatura do representante legal da empresa. Os termos devem ser digitados, não serão aceitos formulários manuscritos. A Fametro deverá ser a última das partes a assinar.

Ficha de cadastro de empresa: (caso a empresa não seja conveniada ou se o convênio celebrado estiver vencido). A ficha deverá ser impressa em 2 vias.

TCE – Termo de Compromisso de Estágiodeverá ser impresso e assinado em 03 vias. Se estiver saindo de outro estágio, entregar rescisão contratual. O TCE deverá estar assinado por todas as partes, faltando somente a assinatura da Fametro. Os formulários devem ser digitados, não serão aceitos formulários manuscritos.

Faça o download dos documentos:

Orientações para prorrogação do estágio

Para prorrogar o estágio é necessário o Termo Aditivo, um documento formal, vinculado ao Termo de Compromisso de Estágio, e que visa alterar também, cláusulas acordadas: horário, bolsa-auxílio, local, supervisor, atividades, entre outros.

O Termo aditivo deverá ser preenchido em 3 vias, com carimbo e assinatura do representante da empresa, do estudante e da Fametro.

Orientações para rescindir o estágio

Caso o aluno ou empresa desejem interromper o estágio antes do prazo é necessário emitir o termo de rescisão de estágio em 3 vias.

Avaliação do Estágio

O Relatório de Estágio é um instrumento de avaliação com o objetivo de verificar se o Plano de Estágio, as atividades, as condições e os demais itens contratuais estão sendo cumpridos pela empresa e pelo aluno/estagiário.

A entrega deste documento deve ser feito com periodicidade mínima de 6 (seis) meses à Fametro, devidamente preenchido e assinado pelo estagiário, supervisor do estágio da empresa e pelo supervisor da instituição.

Legislação

Nesta seção você encontra os principais documentos e fica por dentro de toda a legislação que regulamenta o estágio.